FELIZ 2010 - CONFRATERNIZAÇÃO DA CHEFIA DO 7º GE





Foi assim....em um clima de amizade, de cordialidade, de elevado Espírito Escoteiro, que a Chefia do 7º Grupo se reuniu. Dinâmicas, muita música, lembrancinhas...até o Grito da Patrulha Pavão foi executado por seus antigos membros, hoje Chefes Batista, César e Zé Mário...é que esta Patrulha, assim como a Cavalo e a Águia (ativas) irão comemorar neste 2010 (dezembro) 30 anos de fundação, juntamente com o aniversário do 7º Grupo, lembrando que este ano de 2010 é um ano de comemoração e referência durante todo o seu transcurso. Compartilhar amizade, momentos em que colocamos os bons sentimentos a flor da pele é importante para que um Grupo se fortaleça cada vez mais...Ah! Não poderíamos esquecer de registrar a grande surpresa...O Escotismo ganhou mais um membro adulto. Trata-se de Onélia, esposa do Chefe Zé Mário que num ato de surpresa para ele...foi realizada sua investidura, no Grupo. Há muito Onélia vem contribuindo para o Movimento assim como todas as esposas, namoradas dos Chefes, mas a atitude de Onélia, foi de buscar a Lei e a Promessa Escoteira, e é claro, de contribuir de maneira mais direta para um Mundo Melhor, auxiliando sempre que possível nas diretrizes do 7º GE, que reflete em seus membros juvenis (razão primeira).
Sempre Alerta para servir e um 2010 cheio de realizações!!!

EXEMPLO DE HUMILDADE E GRATIDÃO


A União dos Escoteiros do Brasil – UEB, foi recebida em audiência pelo
Exmo.sr. Vice-Presidente, José Alencar, que está no exercício da Presidência da Republica.
Caros leitores, segue abaixo o link da matéria e fotos da visita que Membros do Escritório Nacional da União dos Escoteiros do Brasil fizeram ao Vice-Presidente da República - José Alencar, em reconhecimento e gratidão pelas inúmeras citações que realizou durante o período em que esteve hospitalizado, lembrando e evocando sempre em suas entrevistas o 8º Art. da Lei Escoteira que é: O Escoteiro é alegre e sorrir nas dificuldades.

FELIZ NATAL


 A DIRETORIA DO 7º GRUPO ESCOTEIRO MONS. JOSÉ MARIA DE VASCONCELOS DESEJA A TODOS AOS SEUS ASSOCIADOS E A COMUNIDADE GRANJENSE UM NATAL DE AMOR PAZ E BEM!

29 Anos de História



O 7º Grupo Escoteiro Mons. José Maria de Vasconcelos tem a honra de convidar a todos para juntos comemorarmos mais um ano de existência.
Durante estes anos foram muitos os momentos felizes, e também de complexidade. Contudo alcançando sempre os objetivos de crescimento na qualidade dos serviços prestados.
Relembrando um pouco de nossas raízes desde a fundação em 1980 pelo saudoso Mons. José Maria, muitos nomes nos vem a mente, registrados nos arquivos que constroem  o nosso alicerce, e por esse motivo, estendemos o nosso aperto de canhota (aperto de mão escoteiro) a todos, crianças, jovens e adultos voluntários que foram as colunas essênciais para que hoje festejemos estes 29 Anos de Escotismo.


Segue Programação


Data: 11/112/09 
Evento:  Missa em Ação de Graças
Local: Casa da D. Maria Lúcia (próximo ao Premoldados do Lameu)
Hora: 19h00


Data: 12/12/09
Evento: Sessão Solene e Confraternização
local: Auditório do CVT
Hora: 19h00


Estão todos convidados.
Sempre Alerta para Servir.





SOLIDARIEDADE ESTÁ NO SANGUE

No dia em que o Centro de Educação Básica José Inácio - CEBJI (Escolinha Sonho Infantil), realizou a Feira de Ciências e proporcionou uma campanha de Doação de Sangue com profissionais na área da saúde do Hemocentro Regional de Sobral, o Escotista Leandro esteve presente devidamente uniformizado de escoteiro e fez sua doação de Sangue, dando exemplo de solidariedade e amor ao próximo, doando um pouco de si para quem precisa. Atitudes como estas devem servir de exemplo para todos nós. A doação de Sangue é simples e segura. Todo material é descartável e o doador é atendido por profissionais super qualificados...Doe também um pouco  de você para quem precisa!
Sempre Alerta para Servir!

AGORA É LEI !!!


Depois de muitos anos de lutas, enfim o reconhecimento!

Trinta anos após a fundação de um Grupo Escoteiro em nossa cidade, a Câmara de Vereadores de Granja, através de seu Presidente Falbe Teles de Brito e a Prefeitura Municipal de Granja, através do Prefeito Esmerino Oliveira Arruda Coelho, aprovou, sancionou e promulgou uma Lei que reconhece o 7º Grupo de Escoteiros Mons. José Maria de Vasconcelos como de Utilidade Pública Municipal.
Há muito sonhávamos com este reconhecimento tipificado em Lei por parte dos órgãos competentes, pois todo povo de Granja já reconhecia os Escoteiros como um Grupo de Jovens prestativo e útil.
Faltava-nos o reconhecimento legal e sonhar não era o bastante, precisávamos agir, pois sabíamos do nosso potencial e da importância do serviço que prestamos a  comunidade em geral do nosso município, através das atividades culturais, assitencialistas, ecológicas e cívicas, além de contribuirmos na educação de nossos membros juvenis através da aplicação do Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil - UEB, e o Método Escoteiro, concebido por Baden - Powell, fundador do Movimento Escoteiro.
Foi então que o Diretor Presidente do 7º GE/CE - Cícero Batista de Oliveira e seu Diretor Administrativo - José Mário Trévia Coutinho resolveram encaminhar um relatório detalhado de todas as ações voluntárias feitas pelo Grupo Escoteiro em benefício do bem estar público e social de Granja, além de substanciar com a documentação pertinente e legal, perante ao que a Lei exige.
Tal relatório foi endereçado à distinta Sra. Vereadora Rosa Helena que elaborou o Projeto de Lei e encaminhou à Mesa Diretora da Câmara onde foi colocado em discursão e votação por três Sessões consecutivas. A nobre Vereadora Rosa Helena expôs e defendeu o Projeto de Lei perante todos os Vereadores daquela Casa Legislativa e aos presentes no plenário da Câmara, momento em que reviveu sua atividade marcante enquanto "Bandeirante" à época em que participou do Movimento Escoteiro na Capital Cearense. Após apresentação e discurssão do Projeto de Lei os Vereadores o aprovaram por unanimidade em todas as Sessãos, passando para redação final. O Projeto de Lei tornou-se Carta de Lei que foi encaminhada ao executivo municipal e sem demora foi sancionada promulgada como Lei.
Assim sendo, temos a honra de apresentar a todos os sócios do nosso Grupo Escoteiro e a todos aqueles que um dia fizeram parte deste valoroso Movimento de Jovens a Lei Municipal nº 863/09 de 07 de outubro de 2009.
Esta conquita é de todos nós que vivenciamos a prática escoteira, almejando proporcionar um futuro melhor para todas as crianças e jovens de nossa amada Granja.
É dedicada também a todos aqueles que já trabalharam incansavelmente junto ao nosso Grupo Escoteiro para manter viva a chama do Escotismo em Granja.
Parabens a todos!
A luta continua.
Sempre Alerta para Servir
Cícero Batista de Oliveira - Diretor Presidente do 7ºGE/CE.


CIDADANIA

Granja 155 Anos de Emancipação
Política

" A natureza enamora, um dia,

Pôs um beijo de amor e simpatia

Na face do sertão.

E esse beijo fecundo fez brotar

Entre as brisas do mar e o fogo do deserto

- Granja - o pátrio rincão!"

(Trecho da Poesia A Granja dos Séculos,

de autoria de Pe. Osvaldo Chaves - - Livro Exíguas, pag. 43 )

O 7º Grupo de Escotieros Mons. José Maria de Vasconcelos parabeniza a todos os granjenses!

7º G. de Escoteiros participa do V ENED, em Fortaleza


O 7º Grupo de Escoteiros Mons. José Maria de Vasconcelos esteve presente no V Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes – ENED, representados pelos Dirigentes: César e Zé Mário. O evento foi uma grande oportunidade onde lideranças de todo o Nordeste se encontraram para trocar experiências e assimilar novos conhecimentos promovendo a integração e o desenvolvimento do Escotismo nordestino. O local do evento foi no Colégio do Corpo de Bombeiros – Fortaleza - Ceará no períodod e 10 a 12 de Outubro de 2009.
O evento foi uma realização da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Ceará
Durante o evento tivemos a discursão de vários Eixos Temáticos, os quais seguem:
EIXOS TEMÁTICOS:
- Educação Não-Formal (Programa de Jovens)
O Movimento Escoteiro visa o desenvolvimento da capacidade de pensar criativamente. O uso de um sistema de programa que convida crianças e adolescentes a assumir objetivos pessoais para seu crescimento; ao mesmo tempo, promove a criação de atividades variadas, que os jovens escolhem e que lhes proporcionam experiências que ajudam a conquistar seus objetivos.
- Gestão de Voluntários adultos
O Movimento Escoteiro como uma associação docente pressupõe que todos os adultos a serviço do movimento devem ter ou adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades necessários à participação no processo de formação dos jovens.
- Educação e Cidadania no Movimento Escoteiro
O Movimento Escoteiro deve participar ativamente da comunidade onde está inserido. Os serviços ao público oferecem o melhor meio para treinamento prático dos sentimentos de dever para com comunidade, de patriotismo e de autodedicação, através de realizações.
–Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes
Somos um movimento de jovens para jovens com a colaboração de adultos e para tanto é nosso dever conhecer as leis que regem a juventude brasileira.
–Feira de Projetos
Momento único de intercâmbio onde poderemos apresentar projetos e práticas que proporcionaram resultados positivos e permitiram o desenvolvimento do escotismo.
Confira fotos do evento, a seguir.


ASSEMBLÉIA REGIONAL ESCOTEIRA

Nos dias 19 e 20 de setembro, os Grupos Escoteiros do Ceará estiveram reunidos em Assembléia Regional, realizada na cidade de Tianguá. Assim como os demais Grupos da região, o 7º GE de Granja, esteve presente com a sua delegação, composta por seu Diretor Presidente: Chefe Batista, e seus dois Delegados: Chefes César e Zé Mário.

Podemos considerar a importancia que esta Assembléia teve para todos nós, haja vista, pela credibilidade de nossos trabalhos e por pessoas compromissadas com o Movimento Escoteiro, acabamos tomando assento nos cargos da Diretoria Regional, para o triênio 2010 - 2012, sendo:

Membro da Diretoria Executiva Regional: Cícero Batista de Oliviera (7º GE/Granja - Chefe Batista)

Membro da Comissão Fiscal Regional : César Nascimento - (7º GE/Granja - Chefe César)

Membro da Comissão Regional de Ética e Disciplina - José Mário Trévia Coutinho - (7º GE/Granja - Chefe Zé Mário).



Além, das decisões tomadas nas plenárias, tivemos ainda na Sessão Solene o reconhecimentos de vários Escotistas, onde receberam os agraciamentos devidos, desde o Diploma de Mérito Regional, conferido aos Chefes: Batista, Zé Mário e Márcio, até à Medalha de BONS SERVIÇOS GRAU OURO, conferida pela União dos Escoteiros do Brasil - UEB, a Antonio Robério da Silva, nosso Chefe Robério, como é conhecido carinhosamente.

Tivemos também a entrega do Troféu do "Projeto Grupo Padrão", onde obtivemos o Grau Prata a nível Nacional.

A Tropa Escoteira este presente no evento, onde aproveitou a oportunidade para interagir com escoteiros de outros grupos, bem como realizar uma viagem de estudo e conhecimento na cidade de Tianguá. Estavam frente a Tropa os Escotistas: Leandro, Carlos Antonio, André, Charles, Sandrinha e Rosângela, onde cuidaram de todos os membros juvenis e os acompanharam em todos os momentos.

Ressaltamos aqui a participação também da nossa associada e mãe de membro juvenil, a Sra Fátima Balica, que marcou presença , auxiliando naquilo que foi preciso. Nosso muito obrigado.

11º MUTCOM - MUTIRÃO ESCOTEIRO NACIONAL DE AÇÃO COMUNITÁRIA


A proposta do 11º Mutirão Nacional de Ação Comunitária é de oferecer ao jovem a oportunidade de compreender que todas as pessoas são diferentes nesse mundo, e que a riqueza dessas relações é que contribui para o desenvolvimento e crescimento pessoal e social. Por outro lado a Unidade Escoteira deverá desenvolver atividades acerca do Tema da Pessoa com Deficiência, e proporcionar que o jovem atue na criação de diversas perspectivas de soluções e alternativas para caminhar, cada vez mais, rumo a uma sociedade inclusiva.
Assim, além da proposta de atividades de sensibilização acerca do tema aos jovens membros do Movimento Escoteiro, é de suma riqueza que se desenvolva ação nas comunidades onde se localize a Unidade Escoteira. Será a partir da interação entre a ação comunitária e o tema que se oferecerá ao jovem reflexão sob diversos ângulos, e a possibilidade do jovem trabalhar em alternativa e formas de atuação como protagonista e agente transformador de uma realidade.


Podemos observar nas fotos a seguir, o sr. Belchior orientando os Escoteiros do 7º GE/CE e dando testemunho sobre a deficiência visual. Após a pelestra foram realizadas algumas atividades que envovlviam o tema, com os memmbros juvenis.





Parabéns a todos que colaboraram para a realização de mais esta atividade
A Vereadora Rosa Helena Salles de Brito, deu entrada no dia 27/08/2009, na Câmara dos Vereadores de Granja, ao Projeto de Lei que coloca o 7º como de utilidedade pública. Ainda tem mais duas seções para aprovação. Foi entregue toda documentação comprobatória a mesma.
Todos os associados estão torcendo para que o projeto seja aprovado, pois o 7ºGE, é um grupo para jovens que vem servindo ao município de Granja desde 1980, com compromisso e honra, como manda os preceitos do Escotismo.
Gostaríamos de registrar o agradecimento à Saúde Brito, que encaminhou o projeto à Vereadora.
Podemos ainda dizer o quão Granjá é privilegiada por ter um Grupo Escoteiro há tanto tempo trabalhando em prol da juventude, então nada mais justo que um reconhecimento.
Somente quem já expeirmentou da sementinha escoteira sabe quantas árvores prdutivas ela pode dar, essa cadeia não tem fim, formando bosques e florestas do bem, bem mais que uma bela metáfora, isso se torna real ao vermos que o Escotismo, sendo uma entidade mundial, hoje bem mais que nunca vive fielmente a frase "Uma vez escoteiro, sempre escoteiro", sendo Rosa Helena, outrora tendo participado do Movimento Escoteiro em Fortaleza como Bandeirante.
Estamos todos na torcida.


DJ ADRIAN

CAMPANHA FINANCEIRA DO 7º GE



O Grupo de Escoteiros de Granja-Ce – 7º Grupo Escoteiro Mons. José Maria de Vasconcelos, entidade sem fins lucrativos, realizará um Baile com o DJ Adrian, dia 09 de agosto, para arrecadação fundos com o objetivo de custeiar a participação em uma Atividade Regional na cidade de Tianguá.O ingresso custa R$ 2,00 e pode ser comprado com os escoteiros ou pelos fones 9607-98-22 (Chefe Batista) e 9910-85-66 (Chefe José Mário ) . A sede do grupo é no predio da antiga cadeia, na Praça da Liberdade, frente a Escola EFE Cel. Luiz Felipe.Tipo de Campanha: Baile dançante para o público infanto-juvenil – DJ AdrianLocal: Espaço Cultural de Granja – escola Esmerino ArrudaData : 09 de agosto de 2009Hora: de 19:00 ás 22:00hIngresso: R$ 2,00Vendas: não tem ponto fixo, os Ingressos estão à venda com os Escoteiros ou pelos fones: Batista 9607-98-22 e José Mário 9910-85-66Objetivo da Campanha: Arrecadar fundos para participar de uma Atividade Regional na cidade de Tianguáfonte: Batista - Presidente do 7º - chefebatista@hotmail.com

ELO 2009


"Nós queremos, especialmente, ajudar aos mais fracos para que não sintam sua fraqueza, mas para que ganhem esperança e força." - Baden-Powell – Fundador do Escotismo

PATRULHAS

O Movimento Escoteiro, orienta através de seu Método a: VIDA EM EQUIPE. Nos Grupos Escoteiros são formadas as Patrulhas, onde nesse pequeno grupo formado por até 8 membros, os jovens passam a compartilhar de seus pensamentos, suas idéias e seus sentimento, aprendendo a trabalhar em equipe para alcançar objetivos, a sentir-se capaz e seguro, confiante no seu trabalho, ajudando aqueles que precisam, ou quem sabe, sendo também auxiliado por seus companheiros. Dessa forma proporcionamos aos jovens a compartilhar a tarefa de crescimento comum, em uma relação que fomente o diálogo, a compreensão e a participação.
Esse sistema de equipes irá oportunizar a socialização, bem como estabelecer vínculos profundos com outras pessoas, gerando responsabilidades progressivas e que proporcionam autoconfiança e criam um espaço educativo.
Apresentamos as Patrulhas de nosso Grupo Escoteiro, onde são representadas por Animais aquelas que pertecem ao Ramo Escoteiro, e por Tribos Indígenas ou Acidentes Geográfico aquelas que pertencem ao Ramo Sênior.

PATRULHA ÁGUIA (Atualmente Femenina)

Fundação: 11/12/1980
Totem: Verde Escuro e Preto
Símbolo: Águia
Lema: Unidas e Leais
1º Monitor:
Antonildo Ferreira Magalhães

PATRULHA CAVALO


Fundação: 11/12/1980
Totem: preto e branco
Símbolo: cavalo
Lema: Fortes e Leais
1º Monitor: Manfrede Fontenele de Araújo

PATRULHA PAVÃO (Atualmente Feminina)


Fundação: 18/06/1982
Totem: Verde e Azul
Símbolo: Pavão
Lema: Honrados e Corteses
1º Monitor: Jorge Luiz Rodrigues de Barros

PATRULHA ANDORINHA


Fundação: 15/06/1988
Totem: Azul e Branco
Símbolo: Andorinha
Lema: Unidos a Vencer
1º Monitor: José Mário Trévia Coutinho