PEQUENO HISTÓRICO DO GRUPO


O Grupo de Escoteiros de Granja foi fundado em 11 de dezembro de 1980 pelo Padre da Paróquia de São José, em Granja, Monsenhor José Maria de Vasconcelos. De 1980 à 1986 o Grupo se desenvolveu consideravelmente mantendo laços estreitos com a Igreja já que o Padre José Maria era o Diretor Presidente.
De 1987 à 1991 o Grupo se desvincula da igreja, como entidade patrocinadora, e passa por grandes transformações e também por algumas dificuldades de ordem financeira. Já em 1992 o Grupo começa a crescer novamente e estabelece novos laços com a comunidade, com a igreja e com outros grupos sociais de Granja. Parcerias que se perpetuaram até os dias de hoje.
De 1992 até hoje o Grupo passa por certa constância, resistindo aos tempos difíceis, superando todos os desafios. Com o tempo ganha experiência e vem se estabelecendo a cada dia desafiando o futuro de sua existência. Desde sua fundação o Grupo de Escoteiros de Granja vem realizando muitos trabalhos comunitários, ecológicos, religiosos, culturais e cívico-sociais no município de Granja. É o Grupo de Jovens mais antigo e em atividade no município com mais de 28 anos de serviço prestado à juventude granjense.
Todos os munícipes de Granja reconhecem seus Escoteiros quando passam pelas ruas e sabem da utilidade e importância desse Grupo para as crianças e jovens de Granja. Atualmente temos mais de 100 (cem) membros registrados, mas já passaram pelas fileiras de nossas Tropas aproximadamente mais de 1.500 (mil e quinhentos) jovens, pois hoje já estamos trabalhando com a segunda geração de jovens, isto é, os filhos daqueles primeiros escoteiros hoje fazem parte do Grupo como membros juvenis dando continuidade á existência do Escotismo em Granja e comprovando o processo cíclico da vida.
O nome Atual do Grupo é 7º Grupo Escoteiro Monsenhor José Maria de Vasconcelos, em homenagem àquele que teve a idéia de abrir um Grupo de Escoteiro em Granja e foi seu primeiro Presidente. O Presidente atual é Cícero Batista de Oliveira que já está no Grupo desde muito jovem.


Por: Chefe Batista.


ÚLTIMA MENSAGEM DE BP

Caros escoteiros:Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.Crei que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.O estudo da natureza mostrar-vos-à as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem. Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escotista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.

O Vosso Amigo

Baden Powell