PEQUENO HISTÓRICO DO GRUPO
O Grupo de Escoteiros de Granja foi fundado em 11 de dezembro de 1980 pelo Padre da Paróquia de São José, em Granja, Monsenhor José Maria de Vasconcelos. De 1980 à 1986 o Grupo se desenvolveu consideravelmente mantendo laços estreitos com a Igreja já que o Padre José Maria era o Diretor Presidente.
De 1987 à 1991 o Grupo se desvincula da igreja, como entidade patrocinadora, e passa por grandes transformações e também por algumas dificuldades de ordem financeira. Já em 1992 o Grupo começa a crescer novamente e estabelece novos laços com a comunidade, com a igreja e com outros grupos sociais de Granja. Parcerias que se perpetuaram até os dias de hoje.
De 1992 até hoje o Grupo passa por certa constância, resistindo aos tempos difíceis, superando todos os desafios. Com o tempo ganha experiência e vem se estabelecendo a cada dia desafiando o futuro de sua existência. Desde sua fundação o Grupo de Escoteiros de Granja vem realizando muitos trabalhos comunitários, ecológicos, religiosos, culturais e cívico-sociais no município de Granja. É o Grupo de Jovens mais antigo e em atividade no município com mais de 28 anos de serviço prestado à juventude granjense.
Todos os munícipes de Granja reconhecem seus Escoteiros quando passam pelas ruas e sabem da utilidade e importância desse Grupo para as crianças e jovens de Granja. Atualmente temos mais de 100 (cem) membros registrados, mas já passaram pelas fileiras de nossas Tropas aproximadamente mais de 1.500 (mil e quinhentos) jovens, pois hoje já estamos trabalhando com a segunda geração de jovens, isto é, os filhos daqueles primeiros escoteiros hoje fazem parte do Grupo como membros juvenis dando continuidade á existência do Escotismo em Granja e comprovando o processo cíclico da vida.
O nome Atual do Grupo é 7º Grupo Escoteiro Monsenhor José Maria de Vasconcelos, em homenagem àquele que teve a idéia de abrir um Grupo de Escoteiro em Granja e foi seu primeiro Presidente. O Presidente atual é Cícero Batista de Oliveira que já está no Grupo desde muito jovem.
Por: Chefe Batista.