AGORA É LEI !!!


Depois de muitos anos de lutas, enfim o reconhecimento!

Trinta anos após a fundação de um Grupo Escoteiro em nossa cidade, a Câmara de Vereadores de Granja, através de seu Presidente Falbe Teles de Brito e a Prefeitura Municipal de Granja, através do Prefeito Esmerino Oliveira Arruda Coelho, aprovou, sancionou e promulgou uma Lei que reconhece o 7º Grupo de Escoteiros Mons. José Maria de Vasconcelos como de Utilidade Pública Municipal.
Há muito sonhávamos com este reconhecimento tipificado em Lei por parte dos órgãos competentes, pois todo povo de Granja já reconhecia os Escoteiros como um Grupo de Jovens prestativo e útil.
Faltava-nos o reconhecimento legal e sonhar não era o bastante, precisávamos agir, pois sabíamos do nosso potencial e da importância do serviço que prestamos a  comunidade em geral do nosso município, através das atividades culturais, assitencialistas, ecológicas e cívicas, além de contribuirmos na educação de nossos membros juvenis através da aplicação do Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil - UEB, e o Método Escoteiro, concebido por Baden - Powell, fundador do Movimento Escoteiro.
Foi então que o Diretor Presidente do 7º GE/CE - Cícero Batista de Oliveira e seu Diretor Administrativo - José Mário Trévia Coutinho resolveram encaminhar um relatório detalhado de todas as ações voluntárias feitas pelo Grupo Escoteiro em benefício do bem estar público e social de Granja, além de substanciar com a documentação pertinente e legal, perante ao que a Lei exige.
Tal relatório foi endereçado à distinta Sra. Vereadora Rosa Helena que elaborou o Projeto de Lei e encaminhou à Mesa Diretora da Câmara onde foi colocado em discursão e votação por três Sessões consecutivas. A nobre Vereadora Rosa Helena expôs e defendeu o Projeto de Lei perante todos os Vereadores daquela Casa Legislativa e aos presentes no plenário da Câmara, momento em que reviveu sua atividade marcante enquanto "Bandeirante" à época em que participou do Movimento Escoteiro na Capital Cearense. Após apresentação e discurssão do Projeto de Lei os Vereadores o aprovaram por unanimidade em todas as Sessãos, passando para redação final. O Projeto de Lei tornou-se Carta de Lei que foi encaminhada ao executivo municipal e sem demora foi sancionada promulgada como Lei.
Assim sendo, temos a honra de apresentar a todos os sócios do nosso Grupo Escoteiro e a todos aqueles que um dia fizeram parte deste valoroso Movimento de Jovens a Lei Municipal nº 863/09 de 07 de outubro de 2009.
Esta conquita é de todos nós que vivenciamos a prática escoteira, almejando proporcionar um futuro melhor para todas as crianças e jovens de nossa amada Granja.
É dedicada também a todos aqueles que já trabalharam incansavelmente junto ao nosso Grupo Escoteiro para manter viva a chama do Escotismo em Granja.
Parabens a todos!
A luta continua.
Sempre Alerta para Servir
Cícero Batista de Oliveira - Diretor Presidente do 7ºGE/CE.


CIDADANIA

Granja 155 Anos de Emancipação
Política

" A natureza enamora, um dia,

Pôs um beijo de amor e simpatia

Na face do sertão.

E esse beijo fecundo fez brotar

Entre as brisas do mar e o fogo do deserto

- Granja - o pátrio rincão!"

(Trecho da Poesia A Granja dos Séculos,

de autoria de Pe. Osvaldo Chaves - - Livro Exíguas, pag. 43 )

O 7º Grupo de Escotieros Mons. José Maria de Vasconcelos parabeniza a todos os granjenses!

7º G. de Escoteiros participa do V ENED, em Fortaleza


O 7º Grupo de Escoteiros Mons. José Maria de Vasconcelos esteve presente no V Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes – ENED, representados pelos Dirigentes: César e Zé Mário. O evento foi uma grande oportunidade onde lideranças de todo o Nordeste se encontraram para trocar experiências e assimilar novos conhecimentos promovendo a integração e o desenvolvimento do Escotismo nordestino. O local do evento foi no Colégio do Corpo de Bombeiros – Fortaleza - Ceará no períodod e 10 a 12 de Outubro de 2009.
O evento foi uma realização da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Ceará
Durante o evento tivemos a discursão de vários Eixos Temáticos, os quais seguem:
EIXOS TEMÁTICOS:
- Educação Não-Formal (Programa de Jovens)
O Movimento Escoteiro visa o desenvolvimento da capacidade de pensar criativamente. O uso de um sistema de programa que convida crianças e adolescentes a assumir objetivos pessoais para seu crescimento; ao mesmo tempo, promove a criação de atividades variadas, que os jovens escolhem e que lhes proporcionam experiências que ajudam a conquistar seus objetivos.
- Gestão de Voluntários adultos
O Movimento Escoteiro como uma associação docente pressupõe que todos os adultos a serviço do movimento devem ter ou adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades necessários à participação no processo de formação dos jovens.
- Educação e Cidadania no Movimento Escoteiro
O Movimento Escoteiro deve participar ativamente da comunidade onde está inserido. Os serviços ao público oferecem o melhor meio para treinamento prático dos sentimentos de dever para com comunidade, de patriotismo e de autodedicação, através de realizações.
–Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes
Somos um movimento de jovens para jovens com a colaboração de adultos e para tanto é nosso dever conhecer as leis que regem a juventude brasileira.
–Feira de Projetos
Momento único de intercâmbio onde poderemos apresentar projetos e práticas que proporcionaram resultados positivos e permitiram o desenvolvimento do escotismo.
Confira fotos do evento, a seguir.


ASSEMBLÉIA REGIONAL ESCOTEIRA

Nos dias 19 e 20 de setembro, os Grupos Escoteiros do Ceará estiveram reunidos em Assembléia Regional, realizada na cidade de Tianguá. Assim como os demais Grupos da região, o 7º GE de Granja, esteve presente com a sua delegação, composta por seu Diretor Presidente: Chefe Batista, e seus dois Delegados: Chefes César e Zé Mário.

Podemos considerar a importancia que esta Assembléia teve para todos nós, haja vista, pela credibilidade de nossos trabalhos e por pessoas compromissadas com o Movimento Escoteiro, acabamos tomando assento nos cargos da Diretoria Regional, para o triênio 2010 - 2012, sendo:

Membro da Diretoria Executiva Regional: Cícero Batista de Oliviera (7º GE/Granja - Chefe Batista)

Membro da Comissão Fiscal Regional : César Nascimento - (7º GE/Granja - Chefe César)

Membro da Comissão Regional de Ética e Disciplina - José Mário Trévia Coutinho - (7º GE/Granja - Chefe Zé Mário).



Além, das decisões tomadas nas plenárias, tivemos ainda na Sessão Solene o reconhecimentos de vários Escotistas, onde receberam os agraciamentos devidos, desde o Diploma de Mérito Regional, conferido aos Chefes: Batista, Zé Mário e Márcio, até à Medalha de BONS SERVIÇOS GRAU OURO, conferida pela União dos Escoteiros do Brasil - UEB, a Antonio Robério da Silva, nosso Chefe Robério, como é conhecido carinhosamente.

Tivemos também a entrega do Troféu do "Projeto Grupo Padrão", onde obtivemos o Grau Prata a nível Nacional.

A Tropa Escoteira este presente no evento, onde aproveitou a oportunidade para interagir com escoteiros de outros grupos, bem como realizar uma viagem de estudo e conhecimento na cidade de Tianguá. Estavam frente a Tropa os Escotistas: Leandro, Carlos Antonio, André, Charles, Sandrinha e Rosângela, onde cuidaram de todos os membros juvenis e os acompanharam em todos os momentos.

Ressaltamos aqui a participação também da nossa associada e mãe de membro juvenil, a Sra Fátima Balica, que marcou presença , auxiliando naquilo que foi preciso. Nosso muito obrigado.