2012 - ACREDITAMOS EM UM MUNDO MELHOR

O 7º Grupo Escoteiro deseja a todos força, coragem, determinação. 
Acreditem em vocês, tenham Fé.
Em 2012... faça a diferença...Junte-se a nós!
Continuaremos firmes no Propósito do Escotismo, alicerçados em nossos Princípios, aplicando e vivenciando nossos Métodos. Abraçando cada vez mais a proposta de contribuirmos para um Mundo melhor!
Feliz 2012 e Sempre Alerta!!!

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

     
Transcrevemos aqui a mensagem recebida por nós através do Informativo Eletrônico SEMPRE ALERTA, do Presidente da União dos Escoteiros do Brasil - UEB.

Transcrevemos, pelo belo exemplo que ela nos traz, pela força de seu conteúdo, pelo exemplo a ser seguido....enfim, pelo honrado convite a uma profunda reflexão, das opções que nos surgem e posturas adotadas.

Dentro desse contexto, o 7º Grupo Escoteiro Mons. José Maria de Vasconcelos - 7º GEMJOMAVA, deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

Segue a interessante mensagem:

Caros irmãos escoteiros,
Pouco depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 circulou uma história interessante na internet.

Um índio norte-americano conversava com o neto sobre a violência e a crueldade do mundo. Ele disse que o motivo era a luta de dois lobos no coração dos seres humanos. Um dos lobos era vingativo e zangado, e outro, compreensivo e gentil. O jovem índio perguntou ao avô qual lobo venceria a luta. E o avô respondeu: “vencerá aquele que cada um escolher alimentar”.
Então, esse é o nosso desafio. Comecemos agora a alimentar o lobo compreensivo e gentil, recorrendo à nossa serenidade para perceber o que ajuda e o que fere, o que aumenta a agressividade e o que revela nossa bondade e benevolência.
Desejamos a todos um Feliz Natal e excelente Ano Novo, lembrando que um pequeno gesto nosso de alimentar o lobo certo ajudará a construir um mundo melhor em 2012.
Rubem Tadeu C. Perlingeiro
Presidente da União dos Escoteiros do Brasil

GRANJA NATAL SOLIDÁRIO



O Natal é uma festa importante do cristianismo marcada pela troca de presente entre as pessoas mais queridas. Neste período o comercial tem uma alta nas vendas, em especial brinquedos. Mas tem milhares de pessoas passam o Natal sem ter nem o que comer, sem esperança de um futuro melhor.
A Artgran – Associação dos Artistas Granjenses em parceria com AACG (Associação de Apoio Comunitário de Granja) está realizando a campanha Granja Natal Solidário 2011, inspirada na campanha nacional Natal Sem Fome. Para participar basta realizar a doação de um quilo de alimento não perecível na sede da AACG, rua Maestro Ciro Ciarline, Centro, próximo ao CEJA Guilherme Gouveia, ou entrar em contato através fone/fax: (88) 3624 -1730. Faça como Grupo de Escoteiros, venha unir forças para levar o pão a quem precisa.
A campanha tem o objetivo de contribuir com o natal de famílias carentes na cidade de Granja. Para isso convidamos lideres comunitários, organizações da sociedade civil, autoridades, grupos de jovens, blogues da região que doem um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão doados às famílias carentes atendidas nos projetos sociais e culturais das associações AACG (Associação de Apoio Comunitário de Granja) e Artgran (Associação dos Artistas Granjenses).
Desde suas fundações as associações AACG e Artgran, realizadoras da campanha, veem desenvolvendo ações que atendam crianças e jovens oriundos de famílias em condições de vulnerabilidade social. Seus projetos são fruto de um incansável trabalho de voluntários, que pouca a pouco transformam a vida de dezenas de crianças, adolescentes e jovens. Pois são eles os maiores interessados num cidade mais solidária, num mundo mais igualitário e pacífico.
Mais informações:
prof. Lira Dutra - presidente da Artgran
liradutra@gmail.com (88) 9991 9361
Elenilda Magalhães – representante AACG
Fone/fax: (88) 3624 -1730
acesse: http://aartgran.blogspot.com
Texto: Prof. Lira Dutra

31 ANOS DE ESCOTISMO EM GRANJA


O Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil coloca-nos a proposta de estimulamos nos jovens o respeito pela natureza e o compromisso com o meio ambiente. Privilegiamos a vida ao ar livre como experiência educativa, pois a vida ao ar livre é um meio privilegiado para as atividades escoteiras. Desta maneira, os desafios que a natureza apresenta permitem aos jovens equilibrar seu corpo, desenvolver suas capacidades físicas, manter e fortalecer a saúde, ampliar a criatividade, exercitar espontaneamente sua liberdade, estabelecer vínculos profundos com outros jovens, compreender as exigências básicas da vida em sociedade, valorizar o mundo, formar seus conceitos estéticos, descobrir e se encantar com a Ordem da Criação.
O método escoteiro propõe aos jovens Integrar essas experiências a seus hábitos freqüentes e a seu estilo de vida, recuperando continuamente o silêncio interior e retornando sempre aos ritmos naturais e à vida sóbria.
 Nesses termos foi que resolvemos comemorar na data de 11.12.11 (domingo) os 31 Anos de Escotismo em Granja com uma atividade simples, porém bem profunda e cheia de reflexões.
Realizamos uma caminhada até a Pedra da Baleia (distante de nossa cidade 3 km aproximadamente) para nos deleitarmos com o espetáculo da natureza, o “Nascer da Lua Cheia”.
Após um preâmbulo do Chefe Batista, sobre o cunho da atividade (Aniversário do Escotismo em Granja) tivemos a leitura, feita pelo Chefe Zé Mário, de um trecho do Livro Escotismo para Rapazes, escrito por Baden-Powell Fundador do Escotismo, in verbis:
“Acampar é a parte mais alegre da vida de Escoteiro. Viver neste ar livre que Deus nos deu, entre colinas e árvores, pássaros e animais, junto ao mar e aos rios, isto é, viver com a natureza, tendo sua pequena casa de lona, preparando sua própria comida e explorando os arredores — tudo isso traz saúde e felicidade, num grau que nunca se consegue obter entre os tijolos e a fumaça da cidade. Excursionar, também quando penetramos cada vez mais longe, explorando cada dia, novos lugares, é uma gloriosa aventura, que nos torna mais fortes e rijos, insensíveis ao vento e à chuva, ao calor e ao frio. Aceitamos o que vier, com uma consciência de nossa capacidade com um sorriso, sabendo que venceremos no fim. Mas, naturalmente, para gostar de acampamentos e excursões é preciso saber como realizá-los adequadamente. É preciso saber como armar uma barraca, ou preparar um abrigo; como preparar e acender o fogo; como cozinhar; como amarrar troncos a fim de fazer uma ponte ou uma jangada; como se orientar e encontrar o caminho a seguir, de dia ou de noite, em lugares estranhos; e ainda muitas outras coisas.” (Baden-Powell – Escotismo Para Rapazes)

         Com a Lua “a nascer”, era possível vermos também seus raios prateados sob as águas da Maré que enchia rapidamente e sentados ao redor do fogo que nos aquecia, Chefe Carlos Antonio, contou e encantou-nos com a história local, da Pedra da Baleia, das Oficinas, Dos Índios, Dos Piratas e de tudo o que aconteceu em tempos longínquos naquele lugar...Finalizamos com a Canção da Despedida e uma oração.
Sempre Alerta!
Parabéns!

MEDINDO A CONTRIBUIÇÃO DO ESCOTISMO PARA AS COMUNIDADES LOCAIS


O texto abaixo, é um post do Blog: http//www.ricardostuber.wordpress.com/ (Comissário Internacional Escoteiro), que chegou até nós através de um e-mail da Chefe Carmem Barreira (Membro da Equipe Nacional de Gestão de Adultos)
Boa leitura!!!

Os escoteiros de hoje não estão fazendo apenas a semana “bob-a-job”¹, eles estão medindo o impacto que têm em suas comunidades
Feedback do público indica que o escotismo é uma experiência positiva para os participantes e a comunidade.

Quantos de vocês fizeram a promessa escoteira? Mesmo que você não tenha feito, provavelmente você sabe que “ajudar ao próximo” é parte dela.
Chamamos a atenção da mídia através do nosso anúncio que os escoteiros voltarão as ruas em maio do ano que vem como parte da atividade da Semana Escoteira Comunitária, é  fácil esquecer que sólidos valores e a contribuição  positiva para a sociedade sempre estiveram na base do nosso movimento.
Onde uma vez você viu escoteiros engraxando sapatos e cortando a grama do jardim, em 2012, você provavelmente irá encontrá-los plantando árvores, reciclando e ajudando as pessoas mais velhas a usar a internet. Como um movimento, o escotismo não tem medo de mudança e, enquanto os nossos valores permanecem constantes, o que fazemos deve evoluir para atender as necessidades da sociedade de hoje.
Mas exatamente quanto o escotismo contribui? Nesta época de metas, precisamos ser tão inteligentes e responsáveis como qualquer outra organização. Não é o suficiente, na verdade é confuso, falarmos somente em ajudar velhinhas a atravessarem ruas. Pais, voluntários e colaboradores têm escolhas difíceis a fazer sobre onde eles colocam seus filhos, tempo e dinheiro. Eles precisam de evidências empíricas para ajudálos a tomar suas decisões.
É por isso que nós pedimos a uma empresa independente de pesquisa para medir o impacto – e nós realmente não sabíamos qual seria o resultado. Eles falaram com mais de 2.500 pessoas (voluntários, escoteiros, ex-escoteiros e não-escoteiros). Enquanto andávamos nervosos para cima e para baixo em nossas atividades, sabíamos que bons resultados eram vitais para que o escotismo permanecesse relevante nos dias atuais.

Felizmente, os nossos números, quando surgiram, reforçaram o que nós sabíamos lá no fundo – o nosso instinto que o escotismo faz a vida ser melhor para jovens, adultos e suas comunidades. Cerca de 88% dos nossos jovens afirmam que o escotismo ajudou no desenvolvimento de habilidades e 97% disseram que o movimento ajudou a fazer novas amizades e a construir relacionamentos com outras pessoas.

Todos os dias propiciamos aventura para meninas e meninos – ajudando-os a velejar, escalar, e acampar pela primeira vez (assim como andar de skate, dançar, cantar, cozinhar – a lista é longa). Isso significa que eles se divertem em um ambiente seguro, mas algo acontece também. Eles crescem na confiança, desenvolvem habilidades de liderança e começam a ter um maior interesse em assuntos locais, nacionais e internacionais.

Os resultados foram ainda mais surpreendentes quando tratamos dos adultos. Mais de 90% dos voluntários disseram que o movimento ajudou no desenvolvimento de habilidades pessoais e vocacionais. A evidência dos empregadores corrobora com esta afirmação também. Organizações afirmam que os funcionários que estiveram envolvidos no escotismo estão acima da média.

Mais relevante para o anúncio desta semana no entanto, é a evidência do nosso impacto sobre a comunidade. A pesquisa mostra que uma proporção substancialmente maior de escoteiros participam em atividades de voluntariado do que aqueles que não estejam envolvidos com escotismo – e o efeito é duradouro: 36% dos ex-membros se voluntariam regularmente (pelo menos duas horas por semana) contra apenas 26% da população em geral. Para muitos, o que começou como uma semana onde se aspirava tapetes e cortavam-se gramados se transformou em um hábito ao longo da vida de dar algo de volta para suas comunidades.
Ajudar na comunidade fazme sentir que estou realizando algo maior”, Amy, de 14 anos, guia, disseme recentemente. “Fizemos um pernoite for a para levanter o dinheiro no Dia Mundial dos Desabrigados. Conheci pessoas desabrigadas e vi por mim mesmo os problemas que enfrentam.”
Então da próxima vez que você ver um escoteiro na rua, veja através do lenço e do arganel – Você está olhando para um cidadão do futuro e um dos líderes do amanhã. Melhor ainda, ofereça um pouco do seu tempo. Não só você vai se sentir bem, mas há chances do voluntariado fazer você mais cobiçado pelo mercado e até mesmo melhorar sua vida social; nós prometemos.

Wayne Bulpitt é o Chief Commissioner (comissário chefe) da The Scout Association, associação escoteira britânica.
___________________________________________
Notas da Tradução
Bob-a-Job week, semana do bob-a-job é quando os escoteiros passeavam ao redor das vilas fazendo pequenos serviços por um bob (gíria antiga para a moeda de um xelim).
Semana bob-a-job, senhor, existe algo que posso fazer por você?
Traduzido por Felipe de Paulo e revisado por Lia Kaori, Comissão Nacional de Relações Internacionais dos Escoteiros do Brasil
Observação: Se alguém estiver interessado no relatório completo, basta me enviar um e-mail: ricardo.stuber@escoteiros.org.br  que será um prazer enviar. 

EFICIÊNCIA COMUNITÁRIA


Muito nos honra, compartilhar com todos o Certificado de Eficiência Comunitária, conferido ao nosso Grupo Escoteiro pela União dos Escoteiros do Brasil - UEB, a qual certifica-nos a participação no 13º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, pelo trabalho realizado em parceria com a Escola Esmerino Arruda em nossa cidade, onde tivemos a oportunidade de revitalizar, adubar, plantar e fazer a manutenção na Horta Escolar daquela comunidade.
São atitudes simples, voluntárias...de boas ações que o mundo precisa e que nos dignificam.
Parabéns a todos. Obrigado a Diretora Escolar a Sra. Luzia, por sua contribuição e por ter acreditado em nós, colocando a disposição a Unidade Educacional.
Segue abaixo o Informativo criado e difundido pela equipe Nacional, onde consta nossa ação.

O SALÁRIO DE CHEFE ESCOTEIRO



Aos nossos Chefes, voluntários por um Mundo melhor, nosso Bravo, Bravíssimo!!!

Segue abaixo um texto postado no Blog do Grupo Escoteiro de Camocim, na sua íntegra, cujo título é: O SALÁRIO DE CHEFE ESCOTEIRO e que pela sua beleza e simplicidade, merece ampla divulgação, motivo pelo qual transcrevemos aqui.
Vale apena ler !!!


 "Qual o cidadão, militante do Movimento Escoteiro, que nunca foi perguntado sobre o salário que recebe para exercer a função de Chefe ou Dirigente Escoteiro? Quem nunca foi perguntado onde e como conseguiu esse emprego permanente, essa “mamata” que só trabalha nos fins de semana?

Quem nunca reparou a expressão de espanto e até mesmo de descrédito quando você diz que é voluntário e, como tal, trabalha de graça? Cuidar dos filhos dos outros, levá-los para acampamentos, excursões, viagens, passeios, reuniões todos os sábados? 

 Dormir no mato, no chão duro, às vezes em baixo de chuva e por vezes mal alimentado, levando picadas de insetos e quem sabe, de outros animais inerentes da mata. Correr riscos de acidentes, tombos, cortes, queimaduras... Não, não é verdade! De graça, nunca! Ninguém faria isso tudo de graça! Isto ocorre porque é incomum pessoas que se dedicam ao voluntariado nos dias de hoje. A cada ano a vida exige mais do individuo, subtraindo o tempo que poderia ser dedicado ao próximo, seja a entidade que for. Sem contar que não temos a tradição do voluntariado, como existe em outros países e, uma grande parte dos nossos voluntários desconhece que ser voluntário tem direitos, porem, tem deveres e obrigações. 

 Quando falamos que ainda por cima temos que fazer vários cursos de capacitação e treinamento, comprar literatura, material didático, material de acampamento individual, como bússola, GPS, e mais uma série de equipamentos, e que a maioria das viagens são feitas por nossa conta e que, não raro, ajudamos alguns Escoteiros que estão com maiores dificuldades financeiras, somos rotulados de malucos! Aliás, o desconhecimento de algumas pessoas é tão grande que, às vezes somos chamados de loucos ou de heróis, por assumir tal responsabilidade. Porem, não sabem que não somos nem uma coisa, nem outra! Somos apenas cidadãos responsáveis. Várias pessoas estranhas ao Movimento já repetiram as mesmas perguntas e, de certa forma, não deixam de ter razão. Qualquer um que desconheça os princípios do Escotismo, certamente pensará que estamos recebendo salário para chefiar. Não pode acreditar que tantos adultos dediquem o melhor de seus esforços na condução de jovens que nem sequer os conheciam antes de entrarem para o Escotismo.  Efetivamente que estamos ganhando, senão não estaríamos nos dedicando tanto... Estamos ganhando e muito bem!  O que recebemos pelo nosso trabalho, não tem preço e ainda por cima, é isento do Imposto de Renda!  Estamos ganhando amigos leais, verdadeiros irmãos de Promessa. Ganhando a sensação maravilhosa do “dever cumprido”! Ganhando a satisfação de fazer a nossa parte! Ganhamos o carinho, o respeito e a afeição dessas crianças e jovens que, em alguns casos, somos a última esperança de uma vida melhor. Sem o desejar, às vezes, somos o modelo do pai que não tiveram e alguém para se espelhar... Isso, não tem preço!   Nenhuma dessas pessoas se põe a analisar as dificuldades que assume um Escotista, tomando sobre seus ombros a responsabilidade de trabalhar com crianças e jovens. Qualquer pessoa, sem espírito altruísta, irá colocar na balança de seu entendimento as vantagens e desvantagens que o Escotismo oferece e, muito provável, decidirá deixá-lo de lado ao perceber o quanto difícil é trabalhar o caráter.  Então, chegamos à conclusão que ganhamos muito bem para ser Chefe Escoteiro. Um salário bastante alto que, porém, nada se compra com ele!



87 ANOS DE UEB


A partir da idéia que os militares da Marinha do Brasil trouxeram da Inglaterra, um grupo de interessados reuniu-se no dia 14 de junho de 1910, no Rio de Janeiro, e fundou o Centro de Boys Scouts do Brasil, sendo esta iniciativa e esta data reconhecidas como início do Escotismo no país.


A União dos Escoteiros do Brasil - UEB, fundada em 4 de novembro de 1924, é uma sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública, que congrega os Grupos Escoteiros no Brasil. 


Fachada da Sede da
União dos Escoteiros do Brasil
Curitiba - Paraná 

Hoje existem cerca de 60.000 escoteiros filiados à União dos Escoteiros do Brasil

ORGANIZAÇÃO
A UEB está organizada em 3 níveis
O Nacional, com autoridade em todo Território brasileiro;
O Regional, denominado Região Escoteira, podendo abranger uma ou mais unidades da federação, ou parte delas, com autoridade sobre a área que lhe for fixada - normalmente compreende os Estados da Federação;
O Local, constituído pelos Grupos Escoteiros e Seções Escoteiras Autônomas, que são as organizações locais para a prática do Escotismo.

Fonte: http://www.escoteiros.org.br/

GRANJA 157 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Granja de um,
Granja de dois,
Granja dos séculos!
Debaixo deste céu tão azul e tão puro,
A minha musa ingênua de criança
É hoje uma canção de inteira confiança
No teu futuro!

Poesia: A Granja dos Séculos
Livro Exíguas pag. 47.
Autor: Padre Osvaldo Carneiro Chaves

BASE LUA NOVA - OURO NO JOTI

BASE LUNA NOVA - 7 GE/CE - OURO

O 54º JOTA/15º JOTI  foi um sucesso! 
Durante os dias 15 e 16/10/11 "os membros juvenis de nosso Grupo Escoteiro foram os protagonistas dessa atividade, isso é o mais importante" - palavras do Chefe Batista fazendo uma avaliação positiva do JOTA/JOTI, uma atividade que se realiza através de Estações de Rádio e/ou Rede de Computadores (Internet) e que prima pelo fortalecimento da Grande Fraternidade Mundial Escoteira, promovida pela Associação dos Escuteiros de São Tomé e Príncipe, Corpo Nacional de Escutas, Corpo Nacional de Escutas de Guiné-Bissau Associação dos Escoteiros de Portugal e União dos Escoteiros do Brasil.
Os membros juvenis sob a coordenação local do Chefe Carlos Antonio e ainda com a colaboração dos demais Chefes do Grupo, que estiveram sempre presentes apoiando a atividade, contribuindo para o desenvolvimento de cada um de nossos membros, interagiram com escoteiros de outros lugares, brasileiros e estrangeiros, além de terem participado da Gincana que ocorre durante toda atividade, conquistando o nível OURO
"...Entramos em contato com vários escoteiros do Brasil e do mundo onde houve troca de experiencias e de amizade. Já estou pensando no próximo ano onde tenho certeza que iremos aumentar nossas fronteiras", Disse Chefe Carlos Antonio
Parabéns a todos. 

Este resultado traduz a dedicação de cada um e a vida em equipe, sempre presentes em nossas atividades.

FAZENDO A DIFERENÇA

Da esquerda para direita:
Chefe Márcio, Sênior Zé e Chefe Batista
     Durante Conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes - CMDCA de Granja, onde estiveram presentes representantes do 7º Grupo Escoteiro de Granja, o jovem José Pereira, (Zé) como é carinhosamente conhecido, dentre muitos outros jovens das mais diversas classes e ONG's que participavam da conferência, foi escolhido para ser um dos representantes de nosso município na Conferência Regional deste ano.
     Parabéns ao Jovem Escoteiro Zé, que atua no Ramo Sênior e que vem demonstrando compreensão de seu papel junto a sociedade na qual está inserido.

BASE LUA NOVA - JOTI / 2011


Guia Rosistela navegando no Joti
O 54º Jota/15º Joti já teve início e a Base LUA NOVA de nosso Grupo Escoteiro já está  a todo vapor, funcionando na própria sede do Grupo, onde contamos com o auxílio de 04 computadores e com uma galera muito animada. 






Chefe Márcio e Escoteiro Davi
Pintando o Painel  da Base Lua Nova
Este é o 3º ano de participação da Base Lua Nova, que tem como Coordenadores os Chefes Carlos Antonio e Rosângela. Nos anos anteriores a Base Lua Nova funcionava na garagem da residência do casal João e Maria de Jesus (Deduda), que gentilmente cediam seu lar para abrigar durante o fim de semana da atividade todos os nossos membros.  





Mas o que significa mesmo isso: Jota? Joti?
Chefe Leandro e Sênior Rochedo,
montando a Antena da Internet
Bom...isso quer dizer que através de Estações de  Radioamador e/ou Rede de Computadores (Internet), cerca de 500 mil Escoteiros de todo o Mundo estabelecem comunicação para celebrar a Grande Fraternidade Mundial Escoteira, momento no qual ocorre uma "Gincana", este ano com o tema: Paz, Meio Ambiente e Catástrofes Naturais onde algumas atividades foram elaboradas com o objetivo de ajudar os participantes a pensar e agir sobre essas questões. Essa atividade além de oportunizar a experiência junto a novos projetos e programas, proporciona também a construção de parcerias e amizade. 
Esta atividade é de grande importância para o desenvolvimento das habilidades e competências de nossos membros juvenis, através da qual o escotismo coloca a disposição o desvelar de um mundo já tão próximo de nós e o contato fraternal com outros escoteiros das mais diversas culturas, além de serem trabalhadas durante toda atividade, por meio da gincana, provas que estimulam a reflexão, para a adoção de uma postura no presente ou futuro dirigidas pelo tema proposto deste ano.
Agradecemos as parcerias estabelecidas , sem as quais não seria possível estarmos participando com tanto êxito desta atividade. Cito os amigos Fran e Bruno da Empresa Giga Net que se colocaram sempre a disposição auxiliando na parte técnica e na emissão do sinal 100% gratuito para   estabelecermos nossa conexão com qualidade. Também agradecemos o amigo Alex, Técnico em Informática da vizinha cidade de Camocim, que gentilmente nos cedeu um Rotiador e outros aparelhos eletrônicos, sempre nos auxiliando com seus conhecimentos e técnicas no ramo. 

Membros do 7 CE...Vida em equipe,
 fazendo valer a atividade         
Guia Rosistela e Chefe Gledosn
dando um grau nos computadores 













RIQUEZAS DO CEARÁ - GRANJA - ESCOTISMO

Em fevereiro deste, informamos aqui acerca da reportagem da TV Cidade filiada a Rede Record feita em nossa cidade (Granja/CE) e dentre outros assuntos mostrados no Programa Riquezas do Ceará frisamos parte que tratava sobre o escotismo.
Hoje coloco a disposição de todos o vídeo. Afinal, nem todos tiveram a oportunidade de assistir. 
Já tínhamos acesso ao programa completo pela internet, porém, com imagem não tão nítida, e como pouco conseguimos as imagens com uma melhor definição, trabalhei no sentido de filtrar especificamente a matéria destinada ao Escotismo o que rendeu mais de 7 minutos de gravação. Deste modo, resolvemos postar novamente o assunto, para fins de divulgação.
Não é uma super produção... mais vale apena conferir.
Antecipadamente, nossas desculpas por qualquer equívoco ou garfe cometida.
É sempre muito gratificante encontrarmos pessoas que acreditam em nosso potencial, que se debruçam por sobre o Mundo Mágico do Escotismo, e com o olhar como de uma criança diante daquilo que melhor lhe apraz, passam a desembrulhar o presente..."O NOSSO MUNDO A NOSSA PROMESSA", vividos dia a dia em benefício unicamente do nosso próximo. Foi assim que assistimos dos bastidores os profissionais que nos acompanharam durante essa atividade.

ECOLOGICAMENTE FALANDO EM CIDADANIA

Compartilhamos com todos o resultado de nossas ações. Como elas refletem de maneira positiva para o crescimento do escotismo e principalmente de maneira pessoal a cada um de nossos membros.
 Assim, como agentes ativos na (re)construção do espaço da cidade, através de práticas educativas que têm como propósito o exercício pleno da cidadania, parabenizo a todos por terem abraçado mais esta ação de aprendizado. 
Segue abaixo, o Certificado de Eficiência Ecológica, pelas ações desenvolvidas durante o XX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, conferido pela União dos Escoteiros do Brasil - UEB.
Parabéns ao 7º Grupo Escoteiro.


O CICLO DE PROGRAMA

Um Motor de 4 fases


A vida na Tropa Escoteira é uma sucessão de Ciclos de Programas. Cada ciclo envolve quatro fases sucessivas
1.     Avaliação da progressão pessoal, diagnóstico da tropa;
2.     Seleção das atividades de patrulha e da tropa;
3.     Organização e planejamento das atividades;
4.     Desenvolvimento e avaliação das atividades
A duração de um ciclo de programa é variável. É menor no Ramo Lobinho e um pouco maior no Ramo Pioneiro.
No Ramo Escoteiro, pode durar entre 3 a 4 meses. Cada uma das três primeiras fases do ciclo dura cerca de uma reunião semanal. A 4ª fase dura o resto do ciclo. Isto não significa que as três primeiras reuniões semanais da seção consistam tão somente de assembléias, conselhos, cortes e discussões. É importante observar que as assembleias e outros conselhos sejam dinâmicas e interessantes através de jogos e variadas formas de expressão.

Uma ferramenta para assegurar a participação

O ciclo de programa é uma ferramenta educacional para que os jovens sejam capazes de:
  •     Aprender a formar uma opinião, expressá-la e elaborar decisões que sejam coerentes com essa opinião;
  •   Praticar o princípio básico da participação que é defender uma opinião ao mesmo tempo em que respeita e valoriza a opinião dos outros;
  •     Aprender a desenvolver um projeto, apresentá-lo e defendê-lo;
  •     Obter habilidades de negociação e de organização

As várias fases do ciclo de programa – particularmente as três primeiras – permitem os jovens a se familiarizarem com a vida numa democracia. Isso corresponde à visão de nosso Fundador que recomenda consulta à “máxima autoridade”, ou seja, aos próprios jovens, antes de estabelecer decisões importantes, tal como, a seleção das atividades.
O ciclo de programa é uma ferramenta apropriada para esse processo de consulta. Isso envolve a plena utilização de 3 órgão que permitem aos jovens participarem do processo de decisão e avaliação na Tropa: o Conselho de Patrulha, a Corte de Honra e a Assembléia de Tropa.

Texto extraído do documento Carta de Navegação nº 018 – Como Gerenciar um Ciclo de Programa

Segue abaixo um vídeo do “JOGO DEMOCRÁTICO”, bastante criativo, e divertido, realizado por nossa Tropa Escoteira, durante Assembléia de Tropa. 
O aprendizado se dá através das atividades progressivas, atraentes e variadas, como nos coloca Baden-Powell em um de seus itens do Método Escoteiro.
Confira o vídeo, vale apena!


PÁTRIA AMADA BRASIL

O 7º Grupo Escoteiro de Granja, além de ter participado da programação municipal na data alusiva ao 7 de Setembro, realizou às 19h00 ao lado da Sede do Grupo um cinema ao ar livre, como uma forma de interagir com a comunidade em geral, além é claro, de exercitar a cidadania, como proposto pela Secretaria de Educação de nosso município que adotou o lema: "A conquista da liberdade pelo exercício da cidadania".
O cinema inicialmente apresentou uma reportagem sobre Granja, realizada pelo Programa Televisivo Riquezas do Ceará e logo em seguida exibiu o filme Lisbela e o Prisioneiro.
Tivemos a participação dos membros do Grupo Escoteiro, dos Pais (Sócios do Movimento Escoteiro) e de populares.
Apresentamos abaixo uma das falas da personagem do filme Lisbela que nos chamou atenção, e aproveitamos seu sentido no tocante ao tema proposto neste 7 de Setembro - O exercício da cidadania.
"...a graça não é saber o que acontece. É saber como acontece..."
Fica a dica!!!


Segue, texto extraído do informativo do Centro Cultural do Movimento Escoteiro nº 04/2011

O  7 DE SETEMBRO, SEGUNDO O PADRE BELCHIOR
Em 7 de Setembro de 1822, o príncipe regente dom Pedro, irritado com as exigências da corte que retornara para Portugal, declarou oficialmente a separação política da colônia que governava em relação à sua metrópole. Estava proclamada a independência do Brasil.
D. Pedro mandou que o vigário da cidade de Pitangui, Padre Belchior, único mineiro na comitiva, abrisse e lesse em voz alta toda a correspondência às margens do Ipiranga, em 07/09/1822. Revoltado, o príncipe arrancou das mãos do padre a carta, amarrotando-a e jogando-a no chão. Inteirado da gravidade do momento, o príncipe disse:
_E agora, Padre Belchior?
_Se Vossa Alteza não se fizer Rei do Brasil será prisioneiro das Cortes e talvez deserdado por elas. Não há outro caminho senão a Independência e a separação –respondeu prontamente o vigário.
D. Pedro caminhou alguns passos, acompanhado pelo vigário pitanguiense, por Bregaro, Cordeiro, Carlota e outros que ali estavam em direção aos animais e, finalmente, disse ao vigário:
_Padre Belchior, eles querem, terão a sua conta. As Cortes me perseguem, chamam-me, com desprezo, de rapazinho e brasileiro. Pois verão agora o quanto vale o rapazinho. De hoje em diante, estão quebradas as nossas relações, nada mais quero do Governo Português e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal! - E emendou: –Brasileiros, a nossa divisa de hoje em diante será o dístico Independência ou Morte!
Um mês depois, em 12 de Outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador do Brasil, em 1º de Dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de D. Pedro I.
Fonte: "A Face Oculta da História", de Jorge Lasmar


36º GRUPO DE ESCOTEIRO DRAGÃO DO MAR É FUNDADO NA CIDADE DE SOBRAL NO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

UM 7 DE SETEMBRO CHEIO DE ALEGRIA


"Nesta quarta feira dia 7 de Setembro de 2011, em que se comemoram os 189º anos da Independência do Brasil, a nossa heráldica cidade de Sobral localizada na Região Noroeste cearense ganhou através dos precursores Escoteiros Antonio Edson de Carvalho Lopes (Presidente); Profª. Iracema Sampaio (Diretora Administrativa); Liliana de Queiroz Martiniano Lopes (Diretora Financeira) e Francisco Duílio Barbosa de Souza (Diretor Técnico), o Grupo Escoteiro Dragão do Mar, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópico e comunitário, destinado à prática da educação não formal, sob a forma do Escotismo a nível local, com sede na Brinquedoteca Municipal a Rua Randal Pompeu S/N no Centro da cidade Sobral, Estado do Ceará, filiado à União dos Escoteiros do Brasil Região do Ceará. A solenidade de fundação contou com as presenças dos Grupos de Escoteiros das seguintes cidades: Fortaleza-Ce, Edson Gonçalves de Melo Rodrigues, Presidente da União dos Escoteiros do Brasil Região do Ceará, e representando o 25° Grupo de Escoteiro Eudoro Correia  e  que se fazia acompanhar dos representantes do 8º GEASART, Rocélio Mário Paiva de Oliveira; Ângela Sousa de Oliveira e da representante do GREAPIM mestre pioneiro Vera Lúcia de Oliveira e do presidente do 5º GE do Ar Pinto Martins Francisco Jocivaldo Bezerra Pinheiro. Granja - Ce, representado pelo presidente do 7º GE Monsenhor José Maria de Vasconcelos José Mário Trevia Coutinho e do Diretor Administrativo Cícero Batista de Oliveira. Camocim-Ce, representado pelo presidente do 2º GE do Mar Almrante Beijamim Sodré Sebastião Marques Dourado. Ubajara-Ce, representado pelo presidente José de Arimatéia do 15º GE Dr. Antonio Wiron Nogueira dos Reis. Tianguá-Ce, representada por Alessandro Gomes, escotista do 19° Grupo Escoteiro Dom Timóteo. O Chefe do Cerimonial Francisco Duílio anunciou aos presentes que ficassem de pé para dar início com a Oração e Saudação à Bandeira Nacional. Em seguida, fez um breve comentário sobra à história do Dragão do Mar que leva o nome Grupo Escoteiro fundado. Na presença dos Pais e familiares dos Lobinhos; Tropa Escoteira foram exercitado o juramento dos escoteiros que diz: "Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e a Pátria ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à lei escoteira”. Com este sentimento de encanto pessoal a mesa diretora dos trabalhos enalteceu a vanguarda de Sobral, terra berço do Almirante Henrique Sabóia em propagar os feitos benéficos do Escotismo Universal entre os 20 integrantes do 36º Grupo Escoteiro Dragão do Mar, formado por crianças e adolescentes que irão praticar a cidadania através da fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. O pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante, foi convidado a participar deste mega evento social aonde se fez acompanhar do Advogado Thiago Donatto e do funcionário aposentado da COELCE Sr. Jeóva de Sousa Viana entre outros sobralenses, que testemunharam as 46 assinaturas da lista de presença. A solenidade terminou com um farto coquetel oferecido aos presentes". 
Postado por Célio Cavalcante 

“UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO”


O QUE É?
Simplificação no Processo Grupo Padrão2011/212  
A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras Locais que alcancem um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Realização de Atividades.

COMO PARTICIPAR?

A Unidade Escoteira Local deverá preencher o  formulário “Programa do Grupo Padrão” ou enviar as “Planilhas de Documentos”, disponíveis no site da União dos Escoteiros do Brasil www.escoteiros.org.br, anexando a documentação e os relatórios, e enviar dentro do prazo determinado no cronograma para o Escritório Nacional da UEB.

POR QUE A UNIDADE ESCOTEIRA LOCAL DEVE PARTICIPAR?

A Certificação de Grupo Padrão:

1.      Auxilia no estabelecimento de metas de crescimento e padrões de desenvolvimento;
2.      Facilita a identificação de dificuldades que impedem o desenvolvimento qualitativo e quantitativo da Unidade Escoteira Local;
3.      Agrega pessoas e soma esforços para realizar ações e atingir metas;
4.      Cria um histórico da Unidade Escoteira Local; e
5.      Oferece à UEB informações importantes sobre atividades realizadas pelas Unidades Escoteiras Locais as quais ajudam a compor relatórios legais da instituição e identificar possíveis formas de auxílio aos Grupos Escoteiros.

QUAL O PERÍODO QUE SERÁ ANALISADO?

O processo de Certificação do Grupo Padrão analisará, somente, informações do dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2011. 

Clique AQUI e veja o informativo do Projeto Grupo Padrão

MUTIRÃO NACIONAL ESCOTEIRO DE AÇÃO COMUNITÁRIA

O 13º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária - MUTCOM/2011 foi um sucesso!!! 
As atividades propostas pela União dos Escoteiros do Brasil - UEB de contribuir na alimentação de nossas comunidades, foi abraçada por todos do 7º Grupo Escoteiro de Granja e através da Coordenação do Chefe Batista com a participação dos Adultos Voluntários do Escotismo a atividade se desenvolveu seguindo um planejamento e execuções de ações que apresentaram um excelente resultado. Com a parceria firmada com a Escola de Ensino Fundamental Esmerino Arruda foi possível concluir nesse sábado (03/09) o projeto de revitalização, manutenção e plantio de hortaliças e plantas medicinais na própria escola.


A 1ª Fase foi a visita na escola, após o período de férias, fizemos uma análise do que seria necessário para auxiliar na manutenção e traçamos metas.





No porcesso de manutenção da horta, todos, desde o pequeno lobinho até o mais experiente adulto, tiveram a oportunidade de trabalhar a terra, de revitalizar a "cerca" de garrafas peti , de conhecer as hortaliças e quais os seus valores nutricionais na alimentação. 




O resultado foi muito gratificante, pois conseguimos deixar a horta mais viva e capaz de contribuir com seus nutrientes na merenda escolar daquela comunidade.



Agradecemos a todos os funcionários da Escola Esmerino Arruda, na pessoa de sua Diretora, a Sra. Luzia, que de maneira tão carinhosa e profissional nos oportunizou a execução da "Boa Ação", durante a realização de todas as fases desse Mutirão Comunitário.  


Veja abaixo mais fotos da atividade