CENTRO CULTURAL DO MOVIMENTO ESCOTEIRO


Com a Missão de: Resgatar, preservar e contribuir para o desenvolvimento da memória e da cultura escoteira do Brasil, nesse mês de junho foi lançado a 1ª Edição/2011 do Informativo do Centro Cultural do Movimento Escoteiro, trazendo algumas informações pra lá de interessantes. Vale apena conferir clicando no link abaixo. Boa Leitura

CORPUS CHRISTI

     

     O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
    Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
     A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.
    A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que lea se tornou um grande cortejo de ação de graças.
     No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
     Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
  A sede do 7º Grupo Escoteiro Mons. José Maria de Vasconcelos, foi novamente escolhida pela Igreja para servir como ponto de parada da Procissão de Corpus Christi, onde foi montado um pequeno Altar para a realização de Preces, Orações e Benção do Santíssimo Sacramento.
Os membros do Grupo Escoteiro enfeitaram a rua com rosas e outros materiais, onde foram desenhadas figuras relativas ao evento religioso e em comunhão com o escotismo que tem em um de seus princípios os deveres para com Deus.

VIDA EM EQUIPE + BOA AÇÃO = ESCOTISMO


Estava a caminho do centro da cidade de Camocim e percebi ao meu redor uma movimentação diferente das que costumeiramente presenciamos, foi quando constatei que se tratava de uma ação desenvolvida por nossos irmãos Escoteiros daquela cidade, os quais integram o 2º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Benjamin Sodré.Se tratava de uma atividade de Patrulha (equipe de até 8 membros), onde seguindo as orientações para o Método Escoteiro deixado por Baden-Powell (fundador do Escotismo) estavam realizando uma atividade que exercitavam a Vida em Equipe bem como o Sistema de Patrulha, alcançando assim, seus objetivos traçados, compartilhando e construindo ações que proporcionam um crescimento a eles próprios, quer tragam benefícios diretos ou não à comunidade. 
Fica aqui registrado o "flagrante" onde a Patrulha Cavalo Marinho realizava uma pequena, porém significativa, arborização na Praça da Matriz de Camocim, 
muito bem organizada e apresentável em plena manhã de uma sexta-feira. 
Sempre Alerta e Parabéns!

Tema do Evento: MUITAS ORIGENS, UM SÓ PAÍS
Data e local: 15 a 20 / julho / 2012 - VILA MILITAR / GERICINÓ – Rio de Janeiro/RJ

     A proposta educativa do V Jamboree Nacional Escoteiro está fundamentada nos conceitos básicos do Movimento Escoteiro, contribuindo na formação de pessoas comprometidas com a Comunidade, que assumam responsabilidades na construção de um mundo melhor. Pretendemos que o Jamboree, além de ser um ambiente de amizade e integração, seja um espaço para informar, conscientizar e comprometer os jovens em ações e projetos concretos que ajudem na construção do mundo que almejamos.

MÃOS QUE CUIDAM; EDUCAM PELO EXEMPLO

MÃOS QUE CUIDAM; EDUCAM PELO EXEMPLO

       Sábado dia 04/06/11, seguindo as orientações da União dos Escoteiros do Brasil - UEB, para a execução do Mutirão de Ação Ecológica, por nós conhecido como MUTECO, nessa 20º edição a proposta era abraçar um espaço verde, tomar por cuidados, torná-lo mas bonito, mas agradável e é claro...o mais importante...contribuir com o meio ambiente. Com esse propósito, resolvemos abraçar um velho espaço amigo e conhecido de todos nós escoteiros, ou seja, os canteiros que ficam em frente a Sede do Grupo na Rua Cel José Elias.
    Todos contribuiram para o sucesso da atividade, desde o mais pequeno Lobinho até o Chefe mais experiente. Enquanto os adultos iam cavando os buracos os membros juvenis iam realizando o plantiu. Podia se ver a alegria estampada naqueles rostos pela boa ação que estavam desenvolvendo. Mãos cuidadosas colocavam plantas em seu devidos lugares...ajeitavam daqui e dalí até acharem a posição correta e terem a certeza de que era aquela a melhor posição para o próximo passo, que era colocar a terra novamente em seu lugar.
    Sentimo-nos felizes em poder proporcionar mais essa atividade educacional aos nosso jovens, cumprindo assim as diretrizes do Projeto Educativo da UEB.