A MAGIA DO ESCOTISMO


Quem não acha bom receber uma visitinha surpresa de pessoas que se gosta? Pois é, assim aconteceu nesse sábado (16/07). Tivemos a alegria de receber em nossa Sede Escoteira, o Chefe Sebastião e membros do 2º Grupo Escoteiro da vizinha cidade de Camocim. Como bons escoteiros, não poderíamos deixar de comemorar tal visita com canções e com longas conversas onde impera o respeito e o aprendizado mútuo.

Aos aventureiros irmãos de ideal, nossos parabéns pela atividade onde percorreram o trajeto Camocim x Granja de bicicleta, e obrigado por ter nos presenteado com a alegria de suas presenças.


UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL - REGIÃO DO CEARÁ PROMOVE CURSO

     Mais uma vez será  realizado o Curso Preliminar no interior do Estado. Primeira fase da contínua proposta de crescimento na Gestão de Adultos da União dos Escoteiros do Brasil. o Curso tem como objetivo desenvolver no adulto os conhecimentos e habilidades iniciais para a atuação como assistente, auxiliar e dirigente institucional. Para tanto é necessário ter realizado algumas tarefas prévias como:
• Leitura e Discussão com o Assessor Pessoal de Formação da Apostila do Curso

• Leitura do documento de bolso do jovem, específico ao Ramo (Alcatéia em Ação, Tropa Escoteira em Ação, Tropa Sênior em Ação e Clã Pioneiro em Ação)

• Leitura do documento Escotistas em Ação do Ramo.


Além das leituras acima, ainda indicamos como sugestão:
• Leitura do Estatuto da UEB
• Leitura das Diretrizes Nacionais de Gestão de Adultos
• Leitura do Princípios, Organização e Regras – P. O. R.

Data: 06 e 07 de agosto de 2011.
Local: Sítio Arapá
Grupo Anfitrião: 19º Grupo Escoteiro Dom Timóteo – Tianguá/CE – Diretor Presidente – Chefe Marcos
Equipe de Formação: Chefes: Edson Lopes, Liliana, Duílio, Batista e Zé Mário.





     O 7° Grupo Escoteiro Mons. José Maria de Vasconcelos deu nova roupagem ao prédio antigo onde funciona a sede do grupo.
   Durante as Missões Permanentes realizada pela comunidade da Igreja Católica tivemos a alegria de receber no dia 06/07/11 a comunidade católica do centro da cidade, estratégia adotada para melhor abranger a todos os fiéis granjenses. 
     A Celebração se deu em um momento de harmonia espiritual onde tivemos a pregação da Palavra. Contamos com a presença da comunidade em geral e ainda de um grupo católico de Viçosa do Ceará, que vieram prestigiar o evento.
     Agradecemos a presença de todos.

PROJETO ESCOTISMO NAS ESCOLAS

Transcrevemos abaixo mais uma notícia do site http://www.escoteiros.org.br/ como forma de difundir os bons acontecimentos que abraçam tanto assuntos de natureza técnica e administrativamente escoteira ou ainda que possam compartilhar de modo geral fatos que venham a contribuir com a construção da cidadania, e é nesse sentido que apresentamos o texto a seguir.


     "A Comissão de Educação e Cultura (CEC) deve realizar no início do segundo semestre uma audiência pública para debater o projeto "Escotismo nas Escolas". Essa foi uma das principais deliberações tomadas hoje (29/6) de manhã, em Brasília, em reunião entre representantes nacionais de grupos de escoteiros e deputados defensores da prática do escotismo no Brasil. "Podem contar com o meu apoio. Farei o que for necessário para que esse projeto, tão bem desenvolvido pela União dos Escoteiros do Brasil no RN, seja realizado em todo o país", afirmou a presidenta da CEC, professora e deputada federal Fátima Bezerra. 
   Durante a reunião, também ficou decidido que os deputados deverão apresentar emendas para que o projeto seja implementado em todo o país. Participaram do encontro, além de Fátima Bezerra, os deputados Otávio Leite (PSDB/RJ), Chico Alencar (PSOL/RJ) e Jô Morais (PCdoB/MG).
     O presidente da União dos Escoteiros do Brasil no RN, Carlos Pinto, informou aos deputados presentes à reunião que o projeto "Escotismo nas Escolas" foi implantado há quatro anos no Rio Grande do Norte e onde os escoteiros estão presentes diminuíram a violência e as depredações aos prédios escolares.
   A deputada federal Fátima Bezerra é uma grande incentivadora e apoiadora dos escoteiros e há dois anos tomou posse na União Parlamentar Escoteira do Brasil, entidade criada por pessoas ligadas ao escotismo em prol de políticas para a juventude."

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-PRESIDENTE ITAMAR FRANCO



     Os Escoteiros do Brasil registram o profundo pesar pelo falecimento do escoteiro e ex-presidente da República, Itamar Franco, ocorrida no dia 2 de julho de 2011, aos 81 anos de idade.


    Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu a bordo de um navio que fazia a rota Salvador-Rio de Janeiro, em 28 de junho de 1920, e viveu uma infância pobre em Juiz de Fora, ajudando a mãe a entregar marmitas.


     Quando jovem participou do Movimento Escoteiro, no Grupo Escoteiro Caiuás, em Minas Gerais, e sempre recordou com muito carinho deste período de sua vida. Por suas contribuições ao Escotismo foi condecorado pela União dos Escoteiros do Brasil com a Medalha de Gratidão no grau Ouro.


     Em 2002, quando visitou o Escritório Nacional da UEB, deixando suas mãos impressas em um bloco de concreto, também deixou registrado um depoimento no qual afirmou: “Recordo de muitos fatos da minha vida escoteira, e reconheço a influência do Escotismo em minha vida. O Movimento Escoteiro é uma fonte de onde emana uma preciosa escala de valores. Espero que todos os jovens e adultos, unidos sob a bandeira da União dos Escoteiros do Brasil, não meçam esforços na luta para dotar o Brasil de uma sociedade sempre mais humana, cada dia mais preparada para enfrentar os desafios da justiça e da paz entre as Nações.”


    Graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, começando logo depois uma vida política em que se destacam o exercício das funções de Senador, Governador de Minas Gerais e Presidente do Brasil, de 1992 a 1994, em cujo mandato foi implantado o Plano Real, com reflexos positivos no desenvolvimento do país.


    A UEB junta-se a todos que lamentam a perda do ex-presidente Itamar Franco, exemplo de coerência e retidão de caráter, e que em sua atividade política contribuiu decisivamente para o bem estar do povo brasileiro, com a certeza de que ele já está no Grande Acampamento, junto a Deus, recompensado por sua vida dedicada ao serviço ao próximo e amor à Pátria.


    Lembramos a todos os Grupos Escoteiros que foi determinado pela Presidente da República período de Luto Oficial em todo o país, por sete dias, razão pela qual a Bandeira Nacional deverá ficar a meio-mastro ou meia-adriça. Neste caso, no hasteamento deve ser levada inicialmente até o topo e após descer para a posição de meio-mastro, no que será acompanhada de todas as demais bandeiras, No arriamento a Bandeira Nacional, seguida pelas demais bandeiras, será levada até o topo e depois completamente arriada.


Texto extraído do site: http://www.escoteiros.org.br/

29 DE JUNHO DIA DO PIONEIRO



     A todos os Pioneiros do Movimento Escoteiro, nossos parabéns!
     O Clã Pioneiro é o ramo escoteiro em que ficam os jovens adultos de 18 a 21 anos incompletos de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do pioneiro ou da pioneira visam aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço a comunidade e o exercício de cidadania com base nos valores da Promessa e Lei Escoteira. O lema pioneiro é SERVIR.
     A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamado de Clã. o Clã Pioneiro pode ser masculino, feminino ou misto.
     O Clã é orientado por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira que podem ter seus assistentes. A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação. O Mestre Pioneiro detém o poder de veto, que deverá exercitar em casos excepcionais de forma a balizar as atividades dentro dos princípios do Escotismo.
Objetivos.

O Pioneirismo é “uma ação ativa e efetiva sobre todos os componentes da estrutura individual” porque cria condições, no sentido de desenvolver, no jovem, os valores referentes à reflexão, à ação e à avaliação, utilizando, para isso, o Clã como meio.

A Forquilha Pioneira.
A “Forquilha Pioneira” encerra, no seu simbolismo, o firme propósito do Pioneiro Investido de continuar enriquecendo o processo de sua vida por pensamentos e ações melhores, razão porque, o Mestre Pioneiro deve incentivar aos jovens que entram no Clã a se tornarem Pioneiros Investidos, possuindo, cada um, a sua Forquilha.

A Forquilha é feita de um galho de árvore e se constitui de quatro partes:
A Ponteira: na parte inferior da haste, representa, simbolicamente, a base de toda a vida do Pioneiro, ou seja, seu caráter sem mancha;
A Haste: representa o caminho reto que o Pioneiro deve palmilhar, em sua vida, como homem de caráter, consciente de suas responsabilidades;
Os Nós da haste: são dificuldades, os obstáculos a serem transpostos no seu caminhar pela estrada da vida;
O V da forquilha: simbolicamente, é a vitória, coroando uma vida dignificante, honesta, proveitosa.
Virtudes Pioneiras X Leis Escoteiras.
  • VERDADE. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
  • LEALDADE. O Escoteiro é leal.
  • ALTRUíSMO. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
  • FRATERNIDADE. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
  • O Escoteiro é cortês.
  • BONDADE. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
  • O Escoteiro é obediente e disciplinado.
  • FELICIDADE. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
  • CONSCIêNCIA. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
  • PUREZA. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.
Texto extraído do site da equipe regional do ramo pioneiro - RShttp://draft.blogger.com