2012 - ACREDITAMOS EM UM MUNDO MELHOR

O 7º Grupo Escoteiro deseja a todos força, coragem, determinação. 
Acreditem em vocês, tenham Fé.
Em 2012... faça a diferença...Junte-se a nós!
Continuaremos firmes no Propósito do Escotismo, alicerçados em nossos Princípios, aplicando e vivenciando nossos Métodos. Abraçando cada vez mais a proposta de contribuirmos para um Mundo melhor!
Feliz 2012 e Sempre Alerta!!!

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

     
Transcrevemos aqui a mensagem recebida por nós através do Informativo Eletrônico SEMPRE ALERTA, do Presidente da União dos Escoteiros do Brasil - UEB.

Transcrevemos, pelo belo exemplo que ela nos traz, pela força de seu conteúdo, pelo exemplo a ser seguido....enfim, pelo honrado convite a uma profunda reflexão, das opções que nos surgem e posturas adotadas.

Dentro desse contexto, o 7º Grupo Escoteiro Mons. José Maria de Vasconcelos - 7º GEMJOMAVA, deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

Segue a interessante mensagem:

Caros irmãos escoteiros,
Pouco depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 circulou uma história interessante na internet.

Um índio norte-americano conversava com o neto sobre a violência e a crueldade do mundo. Ele disse que o motivo era a luta de dois lobos no coração dos seres humanos. Um dos lobos era vingativo e zangado, e outro, compreensivo e gentil. O jovem índio perguntou ao avô qual lobo venceria a luta. E o avô respondeu: “vencerá aquele que cada um escolher alimentar”.
Então, esse é o nosso desafio. Comecemos agora a alimentar o lobo compreensivo e gentil, recorrendo à nossa serenidade para perceber o que ajuda e o que fere, o que aumenta a agressividade e o que revela nossa bondade e benevolência.
Desejamos a todos um Feliz Natal e excelente Ano Novo, lembrando que um pequeno gesto nosso de alimentar o lobo certo ajudará a construir um mundo melhor em 2012.
Rubem Tadeu C. Perlingeiro
Presidente da União dos Escoteiros do Brasil

GRANJA NATAL SOLIDÁRIO



O Natal é uma festa importante do cristianismo marcada pela troca de presente entre as pessoas mais queridas. Neste período o comercial tem uma alta nas vendas, em especial brinquedos. Mas tem milhares de pessoas passam o Natal sem ter nem o que comer, sem esperança de um futuro melhor.
A Artgran – Associação dos Artistas Granjenses em parceria com AACG (Associação de Apoio Comunitário de Granja) está realizando a campanha Granja Natal Solidário 2011, inspirada na campanha nacional Natal Sem Fome. Para participar basta realizar a doação de um quilo de alimento não perecível na sede da AACG, rua Maestro Ciro Ciarline, Centro, próximo ao CEJA Guilherme Gouveia, ou entrar em contato através fone/fax: (88) 3624 -1730. Faça como Grupo de Escoteiros, venha unir forças para levar o pão a quem precisa.
A campanha tem o objetivo de contribuir com o natal de famílias carentes na cidade de Granja. Para isso convidamos lideres comunitários, organizações da sociedade civil, autoridades, grupos de jovens, blogues da região que doem um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão doados às famílias carentes atendidas nos projetos sociais e culturais das associações AACG (Associação de Apoio Comunitário de Granja) e Artgran (Associação dos Artistas Granjenses).
Desde suas fundações as associações AACG e Artgran, realizadoras da campanha, veem desenvolvendo ações que atendam crianças e jovens oriundos de famílias em condições de vulnerabilidade social. Seus projetos são fruto de um incansável trabalho de voluntários, que pouca a pouco transformam a vida de dezenas de crianças, adolescentes e jovens. Pois são eles os maiores interessados num cidade mais solidária, num mundo mais igualitário e pacífico.
Mais informações:
prof. Lira Dutra - presidente da Artgran
liradutra@gmail.com (88) 9991 9361
Elenilda Magalhães – representante AACG
Fone/fax: (88) 3624 -1730
acesse: http://aartgran.blogspot.com
Texto: Prof. Lira Dutra

31 ANOS DE ESCOTISMO EM GRANJA


O Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil coloca-nos a proposta de estimulamos nos jovens o respeito pela natureza e o compromisso com o meio ambiente. Privilegiamos a vida ao ar livre como experiência educativa, pois a vida ao ar livre é um meio privilegiado para as atividades escoteiras. Desta maneira, os desafios que a natureza apresenta permitem aos jovens equilibrar seu corpo, desenvolver suas capacidades físicas, manter e fortalecer a saúde, ampliar a criatividade, exercitar espontaneamente sua liberdade, estabelecer vínculos profundos com outros jovens, compreender as exigências básicas da vida em sociedade, valorizar o mundo, formar seus conceitos estéticos, descobrir e se encantar com a Ordem da Criação.
O método escoteiro propõe aos jovens Integrar essas experiências a seus hábitos freqüentes e a seu estilo de vida, recuperando continuamente o silêncio interior e retornando sempre aos ritmos naturais e à vida sóbria.
 Nesses termos foi que resolvemos comemorar na data de 11.12.11 (domingo) os 31 Anos de Escotismo em Granja com uma atividade simples, porém bem profunda e cheia de reflexões.
Realizamos uma caminhada até a Pedra da Baleia (distante de nossa cidade 3 km aproximadamente) para nos deleitarmos com o espetáculo da natureza, o “Nascer da Lua Cheia”.
Após um preâmbulo do Chefe Batista, sobre o cunho da atividade (Aniversário do Escotismo em Granja) tivemos a leitura, feita pelo Chefe Zé Mário, de um trecho do Livro Escotismo para Rapazes, escrito por Baden-Powell Fundador do Escotismo, in verbis:
“Acampar é a parte mais alegre da vida de Escoteiro. Viver neste ar livre que Deus nos deu, entre colinas e árvores, pássaros e animais, junto ao mar e aos rios, isto é, viver com a natureza, tendo sua pequena casa de lona, preparando sua própria comida e explorando os arredores — tudo isso traz saúde e felicidade, num grau que nunca se consegue obter entre os tijolos e a fumaça da cidade. Excursionar, também quando penetramos cada vez mais longe, explorando cada dia, novos lugares, é uma gloriosa aventura, que nos torna mais fortes e rijos, insensíveis ao vento e à chuva, ao calor e ao frio. Aceitamos o que vier, com uma consciência de nossa capacidade com um sorriso, sabendo que venceremos no fim. Mas, naturalmente, para gostar de acampamentos e excursões é preciso saber como realizá-los adequadamente. É preciso saber como armar uma barraca, ou preparar um abrigo; como preparar e acender o fogo; como cozinhar; como amarrar troncos a fim de fazer uma ponte ou uma jangada; como se orientar e encontrar o caminho a seguir, de dia ou de noite, em lugares estranhos; e ainda muitas outras coisas.” (Baden-Powell – Escotismo Para Rapazes)

         Com a Lua “a nascer”, era possível vermos também seus raios prateados sob as águas da Maré que enchia rapidamente e sentados ao redor do fogo que nos aquecia, Chefe Carlos Antonio, contou e encantou-nos com a história local, da Pedra da Baleia, das Oficinas, Dos Índios, Dos Piratas e de tudo o que aconteceu em tempos longínquos naquele lugar...Finalizamos com a Canção da Despedida e uma oração.
Sempre Alerta!
Parabéns!