PEQUENO HISTÓRICO DO GRUPO


O Grupo de Escoteiros de Granja foi fundado em 11 de dezembro de 1980 pelo Padre da Paróquia de São José, em Granja, Monsenhor José Maria de Vasconcelos. De 1980 à 1986 o Grupo se desenvolveu consideravelmente mantendo laços estreitos com a Igreja já que o Padre José Maria era o Diretor Presidente.
De 1987 à 1991 o Grupo se desvincula da igreja, como entidade patrocinadora, e passa por grandes transformações e também por algumas dificuldades de ordem financeira. Já em 1992 o Grupo começa a crescer novamente e estabelece novos laços com a comunidade, com a igreja e com outros grupos sociais de Granja. Parcerias que se perpetuaram até os dias de hoje.
De 1992 até hoje o Grupo passa por certa constância, resistindo aos tempos difíceis, superando todos os desafios. Com o tempo ganha experiência e vem se estabelecendo a cada dia desafiando o futuro de sua existência. Desde sua fundação o Grupo de Escoteiros de Granja vem realizando muitos trabalhos comunitários, ecológicos, religiosos, culturais e cívico-sociais no município de Granja. É o Grupo de Jovens mais antigo e em atividade no município com mais de 28 anos de serviço prestado à juventude granjense.
Todos os munícipes de Granja reconhecem seus Escoteiros quando passam pelas ruas e sabem da utilidade e importância desse Grupo para as crianças e jovens de Granja. Atualmente temos mais de 100 (cem) membros registrados, mas já passaram pelas fileiras de nossas Tropas aproximadamente mais de 1.500 (mil e quinhentos) jovens, pois hoje já estamos trabalhando com a segunda geração de jovens, isto é, os filhos daqueles primeiros escoteiros hoje fazem parte do Grupo como membros juvenis dando continuidade á existência do Escotismo em Granja e comprovando o processo cíclico da vida.
O nome Atual do Grupo é 7º Grupo Escoteiro Monsenhor José Maria de Vasconcelos, em homenagem àquele que teve a idéia de abrir um Grupo de Escoteiro em Granja e foi seu primeiro Presidente. O Presidente atual é Cícero Batista de Oliveira que já está no Grupo desde muito jovem.


Por: Chefe Batista.

3 comentários:

Unknown disse...

Que bela história...Parabéns pela homenagem ao Ilustre Mons. José Maria...filho de Tianguá e que de lá trouxe o escotismo para Granja em 1980. Vc também tá de Parabéns Batista, por desde jovem permanecer ao Grupo Escoteiro e hoje ser o nosso Diretor Presidente, servindo a todos os jovens. Conte sempre comigo.
Zé Mário.

AEMR disse...

Olá meus queridos irmãos do 7ºCE, vendo esta preciosidade na internet fiquei muito orgulhoso de ver o que Granja tem de bom como é esse trabalho voluntário de renome nacional.Aumenta ainda mais o nosso orgulho em ver a história do 7º como a nossa história, pois juntamente com vocês temos aprendido a amar pessoas tão estreitas a nós que só podemos agradecer a Deus pelo exemplo memorável que cada um deste grupo escoteiro tem demonstrado nesses anos idos.Estou muito feliz e gostaria de dividir essa pérola com todos escotistas e demais membros do 7º de Granja.Um abraço fraternal de todos nós do 21CE e, dizer-lhes o quão bom é te-los sempre em nossos corações.Sempre Alerta Para Servir!
Reinaldo Marques Filho

André disse...

Realmente esse grupo tem uma bela história,pois sempre ajudando a comunidade,muitos granjenses já fizeram parte dele,e hoje tá ai com mais de vinte anos de muito trabalho,parabéns a todos que fazem parte de sua história e eu tenho a honra de dizer que faço parte de sua história,pois faço realmente,e que todos esse anos de escotismo praticado pelo sétimo é fruto do empenho de pessoas que levam consigo sempre o espirito escoteiro e que estão no grupo há vários anos,a todos o meu Sempre Alerta!
Servir!