Estava a caminho do centro da cidade de Camocim e percebi ao meu redor uma movimentação diferente das que costumeiramente presenciamos, foi quando constatei que se tratava de uma ação desenvolvida por nossos irmãos Escoteiros daquela cidade, os quais integram o 2º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Benjamin Sodré.Se tratava de uma atividade de Patrulha (equipe de até 8 membros), onde seguindo as orientações para o Método Escoteiro deixado por Baden-Powell (fundador do Escotismo) estavam realizando uma atividade que exercitavam a Vida em Equipe bem como o Sistema de Patrulha, alcançando assim, seus objetivos traçados, compartilhando e construindo ações que proporcionam um crescimento a eles próprios, quer tragam benefícios diretos ou não à comunidade.
Fica aqui registrado o "flagrante" onde a Patrulha Cavalo Marinho realizava uma pequena, porém significativa, arborização na Praça da Matriz de Camocim,
muito bem organizada e apresentável em plena manhã de uma sexta-feira.
Sempre Alerta e Parabéns!
3 comentários:
Parabéns aos escoteiros pela iniciativa,fica o exemplo,contiuem assim,Sempre Alerta!
O que mais me chamou atenção na matéria foi o fato de mostrar a Patrulha como conjunto de ação. Não estava ali uma Tropa, ou o Grupo todo. Era uma Patrulha apenas, mas que naquela ação estava representando tudo que o Escotismo é: a Patrulha. A Patrulha é a célula do Escotismo e o Escotismo nada mais é do que um aglomerado de Patrulhas. O trabalho desenvolvido na Patrulha como objeto de ação da Tropa é o remádio infalível para inércia de um Grupo Escoteiro. Sua autonomia de ação tem que ser respeitada e orientada pelo Chefe Escoteiro.
Eis a dica.
Não importa a quantidade de Escoteiros, se é um grupo inteiro ou apenas uma Patrulha, o importante é sabermos que as ações são realizadas por estes meninos-homens, que desde cedo já desenvolvem dentro de si a verdadeira ação voluntária de cidadania. SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!!!
Postar um comentário